Seminário de Acompanhamento de Projeto

Introdução

Esta unidade curricular trata-se da componente terminal do curso de especialização. Define- se a componente de Projeto como orientada para o desenvolvimento de competências de desenvolvimento, investigativas e reflexivas nos estudantes, traduzidas na preparação e fundamentação de um projeto que deverá ser um trabalho de natureza investigativa, metodológica e teoricamente fundamentado. A componente Projeto distribui-se ao longo do curso por trabalho autónomo e trabalho síncrono. A componente Projeto é coordenada pelo Coordenador do Curso e com a colaboração dos docentes do curso e docentes convidados da instituição ou não, segundo as áreas de investigação respetivas, relativas ao domínio de especialização. A responsabilidade da avaliação final desta componente cabe ao coordenador do curso.

Objetivos da unidade curricular / unidade

Adquirir, operacionalizar e aprofundar conhecimentos e competências ao nível da Investigação Científica;

Integrar conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares do curso;

Aplicar esses conhecimentos a novas situações;

Mobilizar competências de análise;

Sistematização e avaliação;

Refletir sobre percursos pessoais de formação.

Conteúdos Pragmáticos

No desenvolvimento desta componente curricular o formando deve desenvolver um projeto de trabalho devidamente fundamentado, sob orientação do respetivo docente, que demonstre capacidade de análise, sistematização e reflexão, devendo o mesmo ser desenvolvido a partir de situações concretas de vida escolar relacionadas com o domínio específico de especialização.

Metodologia

Trabalho de projeto a desenvolver pelos estudantes, apoiados em sessões de acompanhamento teórico, lecionadas pelo(s) formador(es) e trabalho autónomo dos estudantes apoiado na plataforma moodle de modo a criar redes de trabalho colaborativo e de interajuda.

O ensino a distância nesta UC será um excelente aliado no acompanhamento do trabalho e implementação de estratégias de feedback.

Estratégias e métodos de avaliação

O produto desta componente de formação será uma proposta de investigação contextualizada, relativa a situações da sua prática da área de especialização respetiva, em forma de produto escrito.

A avaliação da proposta produzida, traduzida numa classificação na escala de 0 a 20 valores, realizar-se-á mediante apreciação da mesma e a sua discussão por videoconferência, no âmbito do curso em apreço, com a participação do coordenador e de um dos docentes do curso ligado à área temática da proposta, que comentará o projeto.

Bibliografia

Específica das áreas escolhidas pelos estudantes para desenvolvimento dos seus projetos.

Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação. Um guia prático e crítico. Porto:

Asa Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Biklen, S. & Bogdan, R. (2003). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria
e aos Métodos. Porto: Porto Editora.

Cohen, L, Manion, L & Morrison, K. (2007). Research Methods in Education. New York:

Routlegde Maroco, J. (2007). Análise Estatística com Utilização do SPSS (2ª ed.). Edições Sílabo:

Lisboa. Mialaret, G. (2004). Les Méthods de recherché en sciences de l’education. Paris: PUF

Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte. Tuckman, B. (2000).

Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.