LAB Transformação Digital

UC LECIONADA POR:

Introdução

Os conteúdos programáticos estão pensados de forma a constituir um percurso de gradual aprofundamento das implicações sociais e culturais das tecnologias digitais.

O programa está construído de forma a possibilitar aos estudantes atingir os objetivos definidos para o curso.

Assim, propõe-se um conjunto de 5 módulos que têm como objetivo:

  • Capacitar os estudantes com uma sólida formação teórica que lhes permita dominar conceitos base e de contextualização, dando relevância à diversidade de teorias e aos debates;
  • Dotar os tópicos abordados de espessura temporal, historizando o conceito de sociedade digital e das tecnologias a ela associadas;
  • Explorar as relações biunívocas entre o digital e o social.

Objetivos da unidade curricular / unidade

Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de compreender as inter-relações entre tecnologias digitais e seus desenvolvimentos e a sociedade no seu todo, interrogando-se sobre o significado e abrangência do conceito de sociedade digital e seu impacto no plano das mudanças sociais. O objetivo é explorar e debater a noção de sociedade digital na perspetiva das ciências sociais e humanas, nomeadamente:

(a) qual a origem do conceito de sociedade digital e a sua integração na cultura popular;

(b) o que é viver numa sociedade digital;

(c) principais estratégias e ferramentas de transformação digital nas empresas e na sociedade

(d) dominar os conceitos e as oportunidades que as principais tecnologias trazem para conduzir a transformação digital.

Os mestrandos deverão demonstrar um conhecimento amplo dos conceitos, temas, e teorias fundamentais relativos à sociedade e cultura digitais, em particular no que diz respeito à relação entre tecnologias digitais e configurações sociais.

Conteúdos Pragmáticos

Módulo 1. Sociedade Digital: problemas e conceitos - O que é a Sociedade Digital? Teorias, debates e controvérsias sobre a sociedade digital - Sociedade Digital, sociedade da informação e sociedade do conhecimento; Globalização e sociedade de rede

Módulo 2. Transformação Digital – Conceitos, tipos e domínios (Clientes, Competição, Dados, Inovação, Valor); a Transformação Digital nas Empresas e na Sociedade

Módulo 3. Principais tecnologias da transformação: Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática, Internet das Coisas, 5G, Blockchain, Cloud, Computação Móvel, Big Data Analytics, Realidade Aumentada, Integrações baseadas em API, Automação Robótica de Processos, Gémeos Digitais

Módulo 4. Inovação digital e criação de valor -A inovação e os desafios no desenvolvimento de novos produtos e serviços na era digital - Estratégias de difusão da inovação na era digital – Ferramentas para a Transformação Digital

Módulo 5. Estudo de Casos

Metodologia

A UC é lecionada de acordo com os princípios estipulados no Modelo Pedagógico do IP Santarém, especificamente concebido para o ensino-aprendizagem online, com recurso a uma plataforma de ensino gerida pelo Serviços do IPSantarém na qual se desenvolve toda a interação entre os docentes e os estudantes.

As metodologias de ensino escolhidas têm como objetivo, por um lado, dar aos estudantes uma forte formação académica e, por outro, estimular a sua capacidade de desenvolver competências autónomas de análise crítica. Combina-se a abordagem aos tópicos, a cargo do docente, com leituras orientadas e com trabalho autónomo do estudante sobre situações reais, encorajando-se sempre o debate e a diversidade visando atingir os objetivos definidos.

Estratégias e métodos de avaliação

Os módulos são teórico-práticos permitindo uma abordagem pedagógica problem-based e research-oriented.

O modelo a seguir baseia-se no diálogo em fórum, em que o docente contextualiza o tema de forma a mobilizar as leituras feitas pelos estudantes.

O docente tem, pois, um papel forte de mediação, encorajando os estudantes a questionarem, interpretarem e analisarem critica e fundamentadamente o objeto de estudo. Usar-se-ão diversos media para atingir os objetivos pretendidos, que incluem excertos de textos, filmes, documentários, entrevistas gravadas, estando todos disponíveis na plataforma Moodle.

A avaliação inclui exercícios propostos (60%) e um trabalho detalhado sobre um dos tópicos de um dos módulos (40%).

Bibliografia

Aagaard, A. (2019). Digital Business Models - Driving Transformation and Innovation. Palgrave Macmillan Cham

Abolhassan, F (2017) The Drivers of Digital Transformation Why There’s No Way Around the Cloud. Springer

George, B., Paul, J. (2020). Digital Transformation in Business and Society. Palgrave Macmillan Cham.

Lindgren, S. (2017) Digital Media and Society. London: SAGE Publ Ltd.

Siebel, T. M. (2019) Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction. RosettaBooks.