Partindo do pressuposto de que o ensino a distância apresenta a grande vantagem de permitir
uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos e nos processos de reflexão e construção da aprendizagem e tendo em conta que os públicos deste curso são profissionais no ativo que gostam de gerir o tempo investido na formação de forma autónoma e flexível, consideramos como aspeto fulcral esta oferta formativa em modalidade e-learning que permitirá a estudantes e formadores um compromisso entre eficácia pedagógica e flexibilidade e o estabelecimento de um diálogo permanente que se estende para além do espaço físico da sala de aula.
Esta maior flexibilidade, reflete-se na possibilidade de os estudantes poderem aceder aos
materiais de aprendizagem vinte e quatro horas por dia, durante os sete dias da semana, podendo fazê-lo em casa ou no local de trabalho e às horas que lhes forem mais convenientes.
Este aspeto, permite um maior controlo sobre a evolução da aprendizagem, assim como, o
estabelecimento do ritmo que for mais conveniente, uma vez que é o formando que decide
quais os conteúdos a estudar, o ritmo e a profundidade com que os quer estudar, tornando-se
responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem.
Cada estudante pode definir o seu ritmo, demorando-se mais ou menos tempo em cada unidade de aprendizagem ou atividade proposta.
Como os conteúdos se encontram permanentemente disponíveis, os estudantes podem, também, em qualquer momento da formação, regressar a um determinado conteúdo para rever, esclarecer dúvidas, aprofundar ou voltar a analisá-lo.
Esta responsabilização faz todo o sentido no seio de profissionais em exercício das suas funções, aumenta a autoconfiança e o sentido de responsabilidade dos estudantes que, em última análise, passam a ser gestores da sua aprendizagem.
Devemos salientar, igualmente, o papel do formador e tutor neste processo, pois este terá a possibilidade para além do espaço físico da sala de aula de dar feedback ao trabalho do formando, de esclarecer dúvidas, acompanhar a construção da aprendizagem colaborativa, de (re)orientar e gerir o processo de aprendizagem com flexibilidade e equidade.
Um outro aspeto que tem sido salientado como vantajoso em edições de outros cursos da
mesma instituição, remete para uma maior economia de tempo e de custos, uma vez que os estudantes deixam de ter de se deslocar tantas vezes à instituição de ensino.
Para além da redução dos custos associados à deslocação, esta modalidade permite igualmente reduzir ausências do local de trabalho, para quem está integrado no mundo laboral com uma componente de horário que alcance o pós-laboral.
O curso funcionará assim na modalidade e-learning com o intuito de captar público
diversificado que precisa de disponibilidade de tempo para trabalhar e ao mesmo tempo aprender.
De notar que todas as unidades curriculares contam com a participação ativa de organismos
institucionais/Programas relevantes para o desenvolvimento do ciclo de estudos.
A saber:
1. UC Ciência Tecnologia Sociedade e Pensamento Critico – Entidade FCT;
2. UC Sociedade Digital – Entidade Programa Portugal Digital;
3. UC Comunicação, Inovação e Empreendedorismo – Entidade ANI_Agência Nacional de
Inovação;
4. UC Desenho e Desenvolvimento de Projetos – Programas Perin, Erasmus+, H2020;
5. UC Seminário de Acompanhamento de Projeto – Todas as entidades e programas
mencionados;
6. UC LAB Cibersegurança e Proteção de Dados – Entidade Metared
Portugal_coordenador nacional Ricardo Martins, Universidade de Aveiro;
7. UC LAB Transformação Digital – Entidade Metared Portugal_Coordenador Nacional
José Alferes, Universidade Nova, Lisboa;
8. UC LAB Computação na Nuvem – Entidade Metared Portugal_ Coordenador Nacional
Joaquim Godinho, Universidade de Évora;
9. UC LAB Tecnologias Educativas – Entidade Metared Portugal_Coordenadora Nacional
Maria Potes Barbas.