Desenho e Desenvolvimento de Projetos

UC LECIONADA POR:

Introdução

O programa da UC privilegia a conceção de projetos no contexto da comunicação e da inovação digital.

A fundamentação teórica do desenho de um projeto é abordada nos 2 primeiros módulos, cumprindo os 3 primeiros objetivos.

O OA4 é de índole mais prática, visando a aplicação das metodologias e dos conceitos apreendidos.

O OA5 decorre do trabalho de experimentação, prevendo-se a análise da funcionalidade e da operacionalidade do projeto e ulterior implementação.

Para cumprir os 2 últimos objetivos, desenvolver-se-á um trabalho colaborativo de revisão textual com base em conceitos e estratégias discursivo-textuais previamente explicitadas.

A presença de uma UC que ajude o estudante a desenhar e desenvolver sustentadamente um projeto de investigação é especialmente pertinente na Pós-Graduação em ID, pois permite o domínio de competências e saberes interdisciplinares necessários à produção de projetos solidamente fundamentados e com visão estratégica inovadora.

Objetivos da unidade curricular / unidade

Esta UC proporciona conhecimentos e competências fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e técnicas necessários para o desenho e desenvolvimento de projetos e respetiva avaliação. Esta UC possibilita a compreensão das operações envolvidas nas diferentes fases da conceção do projeto. Enquadra a conceção do projeto e problematiza a sua importância numa perspetiva de inovação e de gestão da estratégia de inovação digital.

Pretende-se ainda que os/as estudantes sejam capazes de:

  1. conceber um projeto individual, bem sustentado teoricamente;
  2. fundamentar o projeto no contexto da inovação digital;
  3. analisar a viabilidade tecnológica e económico-financeira;
  4. desenvolver trabalho de experimentação, com base na conceção e análise de inquéritos;
  5. dominar estratégias discursivo-textuais ao serviço da revisão de texto;
  6. aperfeiçoar a redação final do projeto, tendo em atenção os princípios de coesão e coerência textuais.

Conteúdos Programáticos

Mód 1
I. Estruturação de um Projeto
 1.O objetivo de um projeto
  1.1. Definição do problema
  2. Heurística de fontes primárias e bibliografia
  3.Construir plano de trabalho
   3.1. Fases do projeto e calendarização
II. Modelo Concetual e Investigação Empírica
 4.Enquadramento teórico
   4.1. Levantamento bibliográfico e construção do estado da arte
 5.Investigação empírica
   5.1. Técnicas de Recolha de Informação
   5.2. Tratamento e análise de Resultados
 6 Conclusões
 7 Bibliografia
Mód 2
I. Princípios de textualidade
 1.1 Asp. organizacionais: relevância na escrita da sinopse e dos objetivos
 1.2 Sequências prototípicas na redação de projetos
 1.3 Mecanismos e estratégias de processamento textual II Coesão textual
 2.1 Elementos de coesão textual
 2.2 Coesão referencial
 2.3 Coesão sequencial: elementos anafóricos e catafóricos
 2.4 Importância dos conectores discursivos
 2.5 Processos de referenciação
III. Coerência textual
 3.1 Princípios de coerência textual
 3.2 Mecanismos de organização
 3.3 Estratégias de síntese

Metodologia

As metodologias de ensino praticadas no quadro do Modelo virtual praticado no IPSantarém privilegiam um ensino centrado no/a estudante e na sua regulação das aprendizagens, privilegiando-se igualmente uma metodologia de trabalho prática e hands-on. Este deve ser ativo na sua auto-aprendizagem.

No que toca à assincronia, todos os estudantes têm igual oportunidade de partilhar, em função do seu ritmo de vida quotidiana, o conhecimento adquirido, as dúvidas suscitadas no decurso do seu estudo individual, e ainda a possibilidade de propor, conceber, rever, aperfeiçoar, sob orientação dos docentes, o desenho do projeto, a par e passo, à medida que vai sendo concebido.

Estratégias e métodos de avaliação

A unidade curricular é ministrada em regime de e-learning, na plataforma de ensino do IPSantarém.

Privilegia-se a aprendizagem colaborativa (frequência de debates assíncronos, trabalhos de grupo e/ou a pares) e individual (estudo de materiais disponibilizados e realização de pesquisa).

Os estudantes desenvolverão trabalhos parciais que, na sua globalidade, terão um peso de 60% na nota final (trabalho individual, trabalho de grupo e/ou debate em turma).

No final do semestre, deverão elaborar o projeto final que tenha em conta o conjunto das aprendizagens desenvolvidas ao longo do semestre e cuja avaliação corresponderá a 40% da avaliação final (aplicação das competências adquiridas de pesquisa e crítica na elaboração de um breve ensaio / trabalho de projeto).

Bibliografia

Coutinho, M.A. (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Koch, I. V. (2004). A coesão textual. São Paulo: Editora Contexto.

Koch, I. V. & Travaglia, L.C. (1990). A coerência textual. São Paulo: Editora Contexto.

Schiffrin, D. (2007) Approaches to discourse. London: Blackwell Publishers van Dijk, T.A. (1980).

Text and Context. Explorations in the semantics and pragmatics of discourse. London & New York: Longman.