Comunicação, Inovação e Empreendedorismo

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Introdução

A transformação da comunicação causada pela inovação digital obrigou ao desenvolvimento de novas competências digitais, essenciais para a vida profissional e pessoal. Neste contexto, o empreendedorismo tem sido das áreas mais visadas, no que se refere à integração de inovação nas suas estratégias organizacionais.

Os conteúdos da UC estão organizados em 2 grandes níveis. No primeiro, são disponibilizados materiais de estudo para construção de conhecimento nos 3 grandes temas da UC (CP1, CP2, CP3 e CP5), cumprindo o OA1. No segundo, os estudantes serão incentivados a criar propostas de desenvolvimento de inovação (CP 2 e CP4), quer em termos mais abstratos (planificação, mapas concetuais), quer em termos mais concretos (aplicação em contexto organizacional), o que corresponde a OA2 e OA3.

O último conteúdo programático (CP5) visa consciencializar os estudantes sobre a importância dos ecossistemas e das redes em contexto de liderança e empreendedorismo, articulando-se assim com OA4.

Objetivos da unidade curricular / unidade

Nesta unidade curricular serão desenvolvidos os seguintes objetivos de aprendizagem:

(OA1) Reconhecer diferentes processos, contextos e estratégias de comunicação, de inovação

e de empreendedorismo

(OA2) Conceber planos de ação ao nível da transformação digital de forma colaborativa;

(OA3) Contribuir para o incremento da inovação digital nas estratégias organizacionais

(OA4) Integrar nas práticas de liderança e de empreendedorismo a valorização da importância

do Ecossistema e das Redes (Ética e Empreendedorismo Social e tecnológico).

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação
 1a. Processos e contextos de comunicação e negociação; Comunicação: comunicação formal e informal, verbal e não verbal, ativa e efetiva
 1b. Negociação: estratégias e táticas
2. Inovação e Tecnologia
 2a. Definição de Inovação num contexto empresarial. As 5 disciplinas da Inovação
 2b. Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado
 2c. Criação de Valor
 2d. Campeões da Inovação (Innovation Champions)
 2e. Equipas de Inovação
2f. Alinhamento Organizacional. Fóruns de Inovação. Construção de Planos de Inovação.
3. Tipologias de inovação - Inovação do produto, Inovação do processo, Inovação
organizacional, Inovação de marketing.
4. Estratégias de Criatividade interna
 4a. Networking e inovação aberta, Formulação de estratégias de inovação
 4b. Design thinking, Hackton, Modelo CANVAS, Negócios e comércio eletrónico
5. Liderança e Empreendedorismo
 5a. Motivação, formação e liderança
 5b. A importância do Ecossistema e das Redes
 5c. Ética e Empreendedorismo

Metodologia

A adoção de metodologias ativas e ágeis, quer para o ensino em grupos, quer para o trabalho individual, promove a formação de futuros projetos no domínio da comunicação, inovação e empreendedorismo num ambiente académico e profissional consciente, crítico e participativo na tomada de decisões e resolução de problemas. Estas metodologias são adequadas para o desenvolvimento dos objetivos previstos para a UC.

Os objetivos de aprendizagem 1 e 4 são atingidos através da disponibilização de materiais de estudo e de discussões em fórum devidamente acompanhadas pelos docentes.

A análise reflexiva e discussão de bibliografia e de casos práticos serão essenciais para fomentar e promover o aprofundamento conhecimentos. Os objetivos de aprendizagem 2 e 3 serão alcançados através do desenvolvimento de trabalhos individuais/grupo que serão propostos aos estudantes.

Contemplaremos tempo para explorar, desenhar e avaliar diferentes realidades no quadro da comunicação, da inovação e do empreendedorismo.

Estratégias e métodos de avaliação

A transformação da comunicação causada pela inovação digital obrigou ao desenvolvimento de novas competências digitais, essenciais para a vida profissional e pessoal.

Neste contexto, o empreendedorismo tem sido das áreas mais visadas, no que se refere à integração de inovação nas suas estratégias organizacionais.

Os conteúdos da UC estão organizados em 2 grandes níveis. No primeiro, são disponibilizados materiais de estudo para construção de conhecimento nos 3 grandes temas da UC (CP1, CP2, CP3 e CP5), cumprindo o OA1. No segundo, os estudantes serão incentivados a criar propostas de desenvolvimento de inovação (CP 2 e CP4), quer em termos mais abstratos (planificação, mapas concetuais), quer em termos mais concretos (aplicação em contexto organizacional), o que corresponde a OA2 e OA3.

O último conteúdo programático (CP5) visa consciencializar os estudantes sobre a importância dos ecossistemas e das redes em contexto de liderança e empreendedorismo, articulando-se assim com OA4.

Bibliografia

De Bruin,A. & S. Teasdale (Eds.)(2019) A Research Agenda for Social Entrepreneurship. Edward
Edgar Publishing Limited.

Burkus,D. (2014) The myths of creativity: the truth about how innovative companies and people generate great ideas. Jossey-Bass: A Wiley Brand.
Fotea,S. et al (2019) Challenges and Opportunities to Develop Organizations Through.

Creativity, Technology and Ethics. Springer Proceedings in Business and Economics. Sp. Verlag.

Laveren,E. et al (2020) Sustainable Entrepreneurship and Entrepreneurial Ecosystems.

Edward Edgar Publishing Limited.

Markopoulos, E., et al (Eds.)(2020). Advances in Creativity, Innovation, Entrepreneurship and
Communication of Design. Spr. Verlag.