Ciência Tecnologia, Sociedade e Pensamento Crítico

UC LECIONADA POR:

Programa

Esta UC procura contribuir para o desenvolvimento curricular na área das tecnologias tendo por base uma orientação do pensamento crítico, fundamentando a sua abordagem com base nos trabalhos de investigação publicados nesta área de forma a constituir referenciais teóricos e em exemplos de atividades de aprendizagens passíveis de serem trabalhadas em contexto educativo ou laboral.

A orientação para as tecnologias vem responder às exigências da sociedade atual, em constante mudança, marcada pelos avanços da tecnologia, permitindo aos formandos uma melhor compreensão dos problemas que afetam o mundo bem como a sua capacitação para intervir de forma crítica e responsável para a sua resolução.

Objetivos da unidade curricular / unidade

Com esta unidade curricular pretende-se que o formando seja capaz de:

O1. Identificar a importância de se pensar as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade/Ambiente e de se promover o Pensamento Crítico (PC) na aprendizagem das tecnologias;

O2. Reconhecer os fundamentos da Ciência, Tecnologia, Sociedade e do Pensamento Crítico e as suas implicações no ensino/aprendizagem e no mercado laboral;

O3. Discutir, posicionar-se e agir criticamente em relação às problemáticas sociocientíficas e socioambientais que afetam a sociedade.

Conteúdos Programáticos

CP1 Fundamentos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e em Pensamento Crítico

CP2. O ensino das tecnologias numa perspetiva de Educação para o Pensamento Crítico

CP3. A relação entre as tecnologias e a Formação para a Cidadania

CP4. Ética e cidadania: uma visão sobre as tecnologias e o Pensamento Crítico

CP5. A participação ativa nas decisões tecnocientíficas dos cidadãos

CP6. Planificação, conceção e avaliação de propostas de práticas pedagógico-didáticas com enfoque nas tecnologias

Metodologia

As metodologias de ensino e aprendizagem privilegiadas nas sessões regem-se pelo modelo pedagógico do IPSantarém para o ensino e aprendizagem online, envolvendo o recurso a uma plataforma na qual se desenvolve toda a interação com os estudantes.

Serão disponibilizados todos os recursos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, análise e discussão de artigos e de textos em torno dos conteúdos programáticos, reflexão sobre alguns resultados de estudos empíricos com orientação, realização de atividades com orientação; planificação, conceção e avaliação de atividades. Todo o trabalho será realizado numa lógica de comunidade de aprendizagem, onde se privilegia não só os momentos de aprendizagem síncrona, bem como os debates em fóruns de discussão assíncronos. Será, também, privilegiada a responsabilização dos estudantes pelo seu percurso, não só no que se refere à orientação dos tempos de estudo, mas também nos procedimentos que favorecerão a aprendizagem significativa, tais como a pesquisa, o trabalho colaborativo, a discussão e reflexão critica em torno dos conteúdos, metodologias e problemáticas em análise.

Serão realizados trabalhos individuais e em grupos nas sessões síncronas e em trabalho autónomo fora da sala (trabalho assíncrono), nos quais serão estimuladas as competências de expressão e comunicação, as aptidões informáticas e o trabalho colaborativo e em rede.

Estratégias e métodos de avaliação

A avaliação contínua basear-se-á na participação e assiduidade dos estudantes nas sessões online (síncronas e assíncronas) e na realização, apresentação e discussão de um trabalho em grupo de planificação, conceção e avaliação de propostas de práticas pedagógico-didáticas com enfoque no domínio da tecnologia, sociedade e pensamento crítico (60%); e de um trabalho individual  (ensaio de um artigo sobre CTSA/PC40%).

O equilíbrio entre o esforço solicitado ao estudante em cada unidade curricular, de acordo com a estimativa de ECTS que lhe é atribuída, é aferido em reuniões periódicas do corpo docente. Os estudantes têm, ainda, acesso ao espaço da coordenação e ao email do coordenador do curso, podendo apresentar por essas vias, quaisquer questões relativas à carga de trabalhos exigida em cada uc. que considerem.

Bibliografia

Corrêa, A. L.L., & Araújo, M. S. T. (2014). O conceito de cidadania em situações de ensino e
aprendizagem na perceção de estudantes de uma instituição pública federal de nível técnico,
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Aikenhead, G. S. (1994). What is STS science teaching? In J. Solomon & G. Aikenhead (Eds.), STS
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Barolli E., Farias, C. R. O., & Levi, E. (2006). O Potencial de assuntos controversos para a educação em uma perspetiva CTS.Comunicação apresentada no III Colóquio LusoBrasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, Portugal.

Freitas, D., Villani, A., Zuin, V. G., Reis, P., & Oliveira, H. T. (2006). A natureza dos argumentos
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Jonas, H. (1994). Ética, Medicina e Técnica. Lisboa: Veja Editora.