LAB Tecnologias Educativas

UC LECIONADA POR:

Introdução

A transformação das sociedades exige de cada cidadão, independentemente da sua formação, idade, ou desempenho profissional, o desenvolvimento de competências digitais (CP2) que são essenciais para a sua plena inclusão e para que continue a exercer eficientemente o seu papel na vida profissional e pessoal.

Importa, por isso, que a análise das competências necessárias para o séc. XXI capacite os estudantes com os conhecimentos essenciais para a sua promoção, enquadrando-os à luz das suas experiências, bem como das políticas nacionais e internacionais no domínio da tecnologia educativa (CP1).

É igualmente importante que conheçam os desafios e impactos societais das mesmas e aprendam os princípios e modelos orientadores da formação ao longo da vida (CP3 e CP5), sem descurar a sua organização, implementação e avaliação (CP 4, CP5 e CP6).

Objetivos da unidade curricular / unidade

A unidade curricular tem como finalidade contribuir para a literacia digital de colaboradores e quadros de instituições público privadas (competência em resolução de problemas científicos e tecnológicos, experimentação e comunicação).

Deste modo, definiram-se os seguintes objetivos de Aprendizagem (OA):

(OA1) Reconhecer a importância do desenvolvimento das competências digitais para responder aos desafios societais.

(OA2) Promover as dimensões da inovação digital e da inclusão na sociedade

(OA3) Contribuir para o impacto da inovação digital na Educação, na sociedade e na mudança de políticas.

(OA4) Integrar nas áreas de serviços as TIC que possam beneficiar o ecossistema educacional estratégico.

(OA5) Conceber e validar recursos digitais que possam ser dirigidos e integráveis na formação.

Conteúdos Pragmáticos

CP1 Políticas de intervenção nacionais e internacionais

CP2 Competências digitais e literacia digital

 2.1. Desafios globais científicos e tecnológicos na tecnologia educativa

 2.2. Impactos tecnológicos, educacionais e mudanças de políticas

 2.3. Comunidades de prática e comunidades de aprendizagem avançadas

CP3 Inovação Digital

 3.1. Tecnologias emergentes (construção da comunidade)

 3.2. Ciência em infraestruturas de investigação (ciência aberta)

 3.3. Desafios societais

 3.4. E-skills para novos empregos

CP4 Recursos digitais

 4.1. Ferramentas digitais: exploração e avaliação

 4.2. Internet de próxima geração

CP5 Princípios gerais da educação a distância

 5.1 Características e especificidades da EaD

 5.2. Princípios para a conceção de conteúdos para EaD

 5.3. Sistemas de gestão de aprendizagem

 5.4. Interação, moderação e modelos de avaliação

CP6 Impacto e avaliação em espaços virtuais

 6.1. Modelos de avaliação a distância

 6.2. Impacto transformador das tecnologias disruptivas

Metodologia

A adoção de metodologias ativas e ágeis, quer de ensino em grupos, quer individualizada, promove a formação de futuros projetos no domínio da educação tecnológica num ambiente académico e profissional consciente, crítico e participativo na tomada de decisões e resolução de problemas.

Estas metodologias permitem conciliar as diversas dimensões que esta unidade curricular adota em termos educativos, digitais e de desenvolvimento dos desafios societais (OA1, OA2, OA3).

Durante as aulas haverá tempo disponível para explorar, desenhar e avaliar diferentes realidades sobre o percurso evolutivo da educação tecnológica (OA4, OA5).

Esta UC permitirá um contacto mais próximo com programas, metodologias e soluções que promovam o desenvolvimento de atividades e projetos de Educação Digital, abertos a vários intervenientes e temas inovadores (TIC; Cibersegurança e Transformação Digital).

Estratégias e métodos de avaliação

O processo de aprendizagem seguirá uma metodologia de base em que os estudantes iniciarão o seu percurso com grandes níveis de autonomia a partir das orientações selecionadas pelos docentes.

Isso permitir-lhes-á escolher e assumir compromissos sobre o seu percurso de aprendizagem, de modo que este melhor se adeque ao seu desenvolvimento profissional.

A aprendizagem ocorrerá em modalidade predominantemente assíncrona, desenvolvendo-se os trabalhos num sistema de gestão de aprendizagem, onde se privilegiará o debate e reflexão crítica.

Fomentar-se-á igualmente um ambiente de aprendizagem colaborativa e de forte interação entre todos.

Os estudantes desenvolverão tarefas ao longo do semestre com um peso de 60% na nota final.

No final do semestre, apresentarão e discutirão uma ferramenta digital desenvolvida para o contexto de formação e disponibilizá-la-ão na plataforma da UAb, (LMS). Esta deve refletir a aprendizagem construída e terá um peso de 40%.

Bibliografia

Burgos, D. (Ed.)(2020) Radical Solutions and eLearning: Practical Innovations and Online Educational Technology. Springer Nature.

Selwyn, N. (2013) Distrusting educational technology: Critical questions for changing times.
Routledge.

Vuorikari R. et al (2016) DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens - The Conceptual Reference Model. ISBN 978-92-79-58876-1 ISSN 1831-9424 doi:10.2791/11517.