Sociedade Digital

UC LECIONADA POR:

Introdução

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenrolam-se em cinco pontos fundamentais. Em todos eles privilegiar-se-á o aprofundamento de conteúdos teóricos nos domínios da ética, acessibilidade e da segurança digital. Deste modo, os conteúdos CP1 e CP2 responderão aos objetivos O1 e O5, enquanto os conteúdos C3 ligar-se-ão com o objetivo O4.

Os conteúdos CP2 e CP4 responderão aos objetivos O2 e O3, sendo o conteúdo CP1 trabalhado em função do objetivo O4.

Objetivos da unidade curricular / unidade

No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:

(O1) Definir conceitos como: liberdade intelectual, privacidade, direitos de autor, normas de bom uso da informação online, acessibilidade e acesso aberto, analisando e compreendendo as oportunidades e os desafios da sociedade digital;

(O2) Reconhecer a importância de fomentar o uso responsável da informação, dos direitos de

autor e (re) utilização da informação na Web, de forma a cumprir normas legais existentes e questões éticas;

(O3) Refletir criticamente sobre acessibilidade e inclusão e as suas implicações ao nível do avanço da ciência, conhecendo repositórios de acesso aberto e avaliando a sua utilidade em função do contexto;

(O4) Reconhecer a importância da acessibilidade digital, identificando e respeitando as normas base de acessibilidade à informação nos diversos formatos disponíveis na web;

(O5) Promover a prevenção do risco, o uso indevido da informação e maximizar a inclusão na sociedade digital.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos da UC estão organizados por forma a dar a conhecer e promover a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências profissionais.

1. (CP1) A sociedade digital: desafios e oportunidades
 1a. A Web 2.0
 1b. As gerações X, Y, Z e Alpha
 1c. As redes sociais
 1d. Pegada digital
 1e. A Internet das Coisas (IoT)
2. (CP2) Uso responsável da Internet na sociedade digital
 2a. Ética digital
 2b. Propriedade intelectual
 2c. Privacidade de dados pessoais
 2d. Denúncia, veracidade e fiabilidade da informação
 2e. Netiqueta
3. (CP3) Acessibilidade digital
 3a. Princípios e orientações da União Europeia
 3b. Princípios e orientações nacionais: o Selo de usabilidade e acessibilidade
4. (CP4) Acesso Aberto
 4a. Projetos europeus e nacionais
 4b. Licenças Creative Commons

Metodologia

Optar-se-á pela metodologia de aprendizagem por projeto, tendo em conta os referenciais académicos e profissionais dos formandos, reservando-lhes um papel pró-ativo, com base na estrutura conceptual para análise e resolução de problemas.

As atividades terão caráter teórico e prático com adaptação à modalidade de e-learning, tendo em conta um plano de trabalho alternado entre sessões síncronas e assíncronas, sendo o docente responsável pela apresentação das temáticas e pela sua exploração crítica e colaborativa. A UC será apoiada por um LMS (moodle) onde surgirão atividades individuais e de grupo, de pesquisa e colaboração que darão origem a reflexões e projetos com ligação aos contextos profissionais.

O papel do professor assentará na estruturação, facilitação e sistematização do conhecimento enquanto o do aluno requererá um bom nível de literacia digital, autonomia, abertura à comunicação e à colaboração, prevendo-se as devidas adaptações ao perfil de aprendizagem de cada grupo.

Estratégias e métodos de avaliação

O ensino é centrado no estudante, privilegiando-se dois modos diferentes, mas complementares de trabalho: individual e colaborativo. Os estudantes desenvolverão trabalhos parciais durante o semestre que terão um peso de 40% na nota final, devem ainda desenvolver através do LMS adotado, um trabalho final acompanhado ao longo da UC, que deve ter em conta um conhecimento construído e o contexto profissional do formando, que terá um peso na avaliação final de 60%.

Bibliografia

Athique, A. (2013). Digital media and society: an introduction. Cambridge: Polity Press. Budapeste Open Acess Iniciative (BOAI).

(2016) State of the Commons Report.

FOSTER – Contexto da política de Acesso Aberto do H2020. 

Gonçalves, R.; Pereira, J.; Martins, J.; Branco F. & Peixoto, C. (2018). AcessWeb – Uma
Perspetiva Sobre a Acessibilidade Web em Portugal.

Marcos, M. I. (2016) Citar e referenciar: o uso ético da informação.

Third, A., et.al. (2020). Young people in digital society – control shift. Palgrave Macmillan Toffler, A. (1981).

A terceira vaga. Carnaxide: Livros do Brasil Zittrain, J. (2009). Future of Internet and how to
stop it. London: Penguim Books.